quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRESIDENTE DO SETERB JUSTIFICA REAJUSTE DA TARIFA

Com o objetivo de esclarecer informações difundidas sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo, o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, mostrou na Câmara hoje,  índices que justificam o reajuste. Ele explicou que o aumento das tarifas nos últimos anos sempre ficou abaixo do Índice de Variação Geral de Preços (IVGP). Clebsch defendeu que a atual administração buscou conter os reajustes por reconhecer que o valor da tarifa é uma das razões que afastam o usuário do transporte coletivo. "Precisamos de um número crescente de passageiros para suportar os custos. Há 15 anos observamos que o número de usuários diminui", argumentou reforçando que no último ano houve redução de milhares de passageiros todos os meses, acompanhado do aumento de gratuidade.



O presidente do Seterb ponderou que alguns insumos, como o preço dos pneus, apresentaram redução. No entanto, argumentou que estes fatores pouco influenciam no valor da tarifa. Já as vantagens negociadas com os trabalhadores e a reposição salarial da categoria, segundo ele, estiveram acima da inflação nos últimos anos e chega a representar 44% do valor da passagem. 

Em relação ao futuro do transporte coletivo, Rudolf Clebsch se mostrou otimista e acredita que a implantação de corredores exclusivos irá conter o aumento da tarifa: "Os corredores exclusivos são até mais importante do que a integração do transporte, porque devem elevar o número de passageiros". Ao mesmo tempo, esclareceu que "os investimentos dos corredores não serão transferidos para a tarifa".



Representantes sindicais mostram preocupação



Em resposta às explicações do Seterb, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Blumenau (Sindetranscol), Ari Germer, apontou que alguns insumos reduziram no último ano, a exemplo do óleo diesel e o chassi dos veículos, o que deveria refletir no valor da tarifa. Outra preocupação da categoria diz respeito à diferença de preço da passagem embarcada: "Está claro que querem tirar os cobradores dos ônibus. Nossa maior preocupação é manter esses empregos".

Já a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sintrafite), Vivian Bertoldi, solicitou espaço na sessão da próxima quinta-feira, dia 18, para que as entidades representativas possam se manifestar quanto à situação atual do transporte coletivo.


A Beeconsocial
já apresentou propostas para a busca dos passageiros perdidos e para a redução da tarifa do transporte coletivo, mais até o momento não entraram em contato conosco
presumimos que tudo isto é negociação política e o povo paga em forma de tarifa mais cara.. 


Nenhum comentário: